PROGRAMA PÚBLICO

Museu Nacional de Arte Antiga expõe pintura de Alessandro Magnasco da nossa Colecção
17.09.2024 — 26.01.2025

O Belo, a Sedução e a Partilha apresenta uma nova obra da colecção da Fundação Gaudium Magnum. Alessandro Magnasco é um pintor italiano do barroco tardio que se destacou pelo seu estilo expressivo e único. Nascido em Génova, activo em Milão e Florença, o pintor concebeu uma obra original plena de intenção satírica que revela também uma reflexão filosófica. Da colecção da Fundação Gaudium Magnum, a obra exposta deste pintor retrata um momento bíblico do Antigo Testamento ao ilustra uma passagem do Genesis (40, 1-19), onde José, preso injustamente pelo Faraó no Egipto, interpreta os sonhos de dois companheiros de cela, o padeiro e o copeiro. A prisão imaginativa que Magnasco criou reflecte o seu estilo distintivo. Em contraste com seus contemporâneos que usavam cores vivas, preferia usar uma palete de cores escuras e um dramático jogo de luz e sombra. As suas figuras são pequenas, caricaturais e alongadas, características realçadas pela arquitectura ampla. As pinceladas soltas e flashes de luz dardejante acentuam o elemento fantástico. Esta pintura é um exemplo da capacidade do artista de capturar a intensidade emocional desta passagem. 

Hispanic Society Museum and Library: Celebração dos 500 anos de Camões em Nova Iorque
01.10.2024 — 10.11.2024

Para comemorar o nascimento de Luís de Camões, a Fundação Gaudium Magnum e a Hispanic Society Museum and Library (HSML) organizam uma exposição e um simpósio que destacam o legado de uma das maiores figuras da literatura mundial. 
Didáctica e acessível, a exposição de livros — Camões: a poet read, a poet reader — foi concebida para visitantes pouco familiarizados com Camões, apresentando uma mostra da difusão d'Os Lusíadas em Espanha e nas Américas. Com curadoria de Isabel Almeida, a exposição inaugura a 1 de Outubro e fica aberta até 10 de Novembro de 2024.
O simpósio examina a forma como Camões encarnou o espírito transformador da Europa do século XVI, explorando as intersecções entre o humanismo e a arte e revelando as influências de personalidades europeias no Renascimento. Os convidados do simpósio, que se realiza a 1 de Outubro, são: Isabel Almeida (Universidade de Lisboa), Henrique Leitão (Universidade de Lisboa), Kenneth David Jackson (Yale University), Josiah Blackmore (Harvard University), Joaquim Oliveira Caetano (MNAA) e José Miguel Martínez Torrejón (Queens College). 

A FUNDAÇÃO

A Fundação Gaudium Magnum é uma organização sem fins lucrativos com sede em Lisboa, Portugal. Fundada por Maria e João Cortez de Lobão em 2018, centra-se no apoio à cultura, à educação e à investigação, desempenhando ainda um papel activo em iniciativas de caridade. A Fundação acredita na importância de promover intercâmbios culturais como meio de construir pontes, fomentar o diálogo e a justiça social como está empenhada em abraçar a longa tradição portuguesa do internacionalismo cultural. 

Como embaixadora do património histórico e cultural de Portugal, a fundação promove a cooperação entre instituições locais e internacionais e apoia projetos que exploram o papel do país no panorama global. Centra-se particularmente na formação da identidade cultural de Portugal entre os séculos XV e XVIII, examinando os seus laços diplomáticos e a circulação de modelos, ideias e pessoas. Impulsionando parcerias inter-institucionais, a fundação orgulha-se de colaborar com museus, bibliotecas e centros de investigação nacionais e estrangeiros, nomeadamente o Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal), a Biblioteca Apostólica Vaticana (Roma, Itália), o Hispanic Society Museum & Library (Nova Iorque, EUA) e o Instituto Camões (Portugal).

A COLECÇÃO

A Colecção, constituída por Maria e João Cortez de Lobão ao longo das últimas duas décadas, conta hoje com mais de uma centena de obras de diversos renomados artistas europeus dos séculos XV a XVIII. Acreditando na relevância destas obras enquanto veículo de estudo e fonte de inspiração, a família Cortez de Lobão está empenhada em torná-las acessíveis ao público. A sua dedicação em continuar a expandir a colecção, incentivar a sua investigação e partilhá-la, é testemunho dessa convicção. 

Está também em desenvolvimento um catálogo online interdisciplinar. Com dupla valência, trata-se de uma valiosa ferramenta para estudantes e académicos especializados no estudo da pintura europeia bem como abre uma oportunidade para entusiastas beneficiarem de uma exploração interactiva. 

Os empréstimos de obras da Colecção pretendem contribuir para exposições temporárias nacionais e internacionais cooperando com diversos museus para dar ao grande público acesso a este legado.

Subscreva a nossa Newsletter

Receba notícias periódicas sobre as nossas iniciativas e novidades.

Tratamos a sua informação com privacidade.
(*) Campo obrigatório.

Rua de São Bernardo 31, 1200-823 Lisbon, Portugal
(+351) 218 075 070
info@gaudiummagnum.org

Política de Privacidade | Termos de Utilização

© 2024 Fundação Gaudium Magnum - Maria e João Cortez de Lobão